=====================================================

MAQUETESNAVAIS.COM.BR

MODELISMO  NAVAL  ESTATICO

By Roberto Humai

=====================================================

Home PRODUTOS TRABALHOS TECNICAS FOTOS BANDEIRAS KITS MADEIRAS ACESSORIOS PLANTAS OFERTAS ADORNOS

 

 

APRESENTO ALGUMAS MAQUETES QUE CONSTRUÍ. GRANDE PARTE DO ACERVO DE FOTOS FOI PERDIDO, FIQUEI SEM O REGISTRO DOS TRABALHOS. NOS ULTIMOS 12 ANOS SAIRAM DO MEU "ESTALEIRO" CERCA DE 64 NAVIOS, DESDE PEQUENAS CARAVELAS, GOLETAS, GALEÕES COMO O SOVEREIGN OF THE SEAS, SAN FELIPE, ETC E O MAGNIFICO HMS PRINCE, NAVIO QUE ESTOU CONSTRUINDO, NO MOMENTO.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

FRAGATA RUSSA DE 1720

01-CONSTRUIDA ATRAVÉS DAS PLANTAS. CONSTRUÇÃO TRABALHOSA - POUCOS SÃO OS DETALHES NAS PLANTAS. PRIMEIRO TABUAMENTO DO CASCO FOI FEITO COM MARFIM E DEPOIS FORRADO COM LAMINAS DE MOGNO E GUARUPÁ - AMURADAS EM IMBUIA PRETA

 

 

 

04-PLANTAS UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DO NAVIO. AS CAVERNAS NÃO ESTÃO DESDOBRADAS. ESTÃO CONTIDAS NA CAIXA DE CAVERNAS, SEGUNDA FIGURA À DIREITA.

 

 

 

02-POLACCA VENEZIANA

     

  ESTA MAQUETE TEM O COMPRIMENTO TOTAL (INCUIDA A GURUPÉS) DE 52cm. TODO O CORDAME, APARELHO FIXO E MOVEIS FORAM EXECUTADOS COM PINÇA. FORAM UTILIZADAS POLIAS E BIGOTAS DE 3mm. CONSTRUIDO EM MADEIRA DE VARIOS TONS.

     

 

 

 

03-SAN FELIPE

CONSTRUIDO ATRAVÉS DAS PLANTAS ORIGINAIS, ESSA MAQUETE ATINGIU O COMPRIMENTO DE 96cm. TODO CONSTRUIDO EM MOGNO, CEDRO ROSA E GUARUPÁ. ESPELHO DE POPA ESCULPIDO EM MADEIRA. FORAM CONSUMIDAS 850h DE TRABALHO.

  

     

 

   

 

04-NAU SÃO GABRIEL

MAQUETE CONSTRUIDA ATRAVES DAS PLANTAS DO MUSEU NAVAL DE LISBOA. MAQUETE MUITO TRABALHOSA DEVIDO AOS DETALHES DE CONSTRUÇÃO, PRINCIPALMENTE A PROA. TAMBÉM, PELA FALTA DE INFORMAÇÃO NOS PROJETOS E OMISSÃO DE MUITO DETALHES. NÃO RECOMENDO SUA CONSTRUÇÃO POR NAUTIMODELISTAS INICIANTES. TRABALHO PARA MEDIO OU SUPERIOR.

CONSTRUIDO EM TABUAS DE IMBUIA, SEM FORRAÇÃO, COM DETALHES EM MARCHETARIA.

      

   

 

 

 

05-GALEÃO SÃO  JOÃO BAPTISTA

MAQUETE LANÇADA NO MERCADO BRASILEIRO EM FORMA DE FASCICULO. CONSTRUÍ 6 MAQUETES DESSAS. ALGUNS AMIGOS A COMPRARAM E NÃO CONSEGUIRAM MONTA-LA, PELA FALTA DE TEMPO E OUTROS MOTIVOS. ASSIM,  FUI INCUMBIDO DA TAREFA DE CONSTRUI-LAS. FORAM MONTADOS MODELOS "ABERTOS", ORIGINAIS FORNECIDOS PELA EDITORA E, TAMBÉM, MODELOS FECHADOS, QUE PARTICULARMENTE PREFIRO.

       

        

 

 

 

06-GALEÃO INGLÊS SOVEREIGN OF THE SEAS (SOBERANO DOS MARES)06-GALEÃO INGLÊS SOVEREIGN OF THE SEAS (SOBERANO DOS MARES)

FANTÁSTICO NAVIO DA MARINHA INGLESA. O SEU PROJETO FOI MUITO ARROJADO PARA A ÉPOCA. ERA CONSIDERADO O TERROR DOS MARES. ARMADO COM 120 CANHÕES DE DIVERSOS CALIBRES, ERA CAPAZ DE "JOGAR" 4 TONELADAS DE PROJÉTEIS EM UMA UNICA DISPARADA. SUA TRIPULAÇÃO ERA COMPOSTA POR 850 PESSOAS, ENTRE MARUJOS, OFICIAIS, MESTRES CARPINTEIROS, MEDICOS, COZINHEIROS, ETC.

ESTA MAQUETE CONSUMIU 1200h DE TRABALHO E FOI ADORNADA COM 420 PAINEIS METÁLICOS EM LATÃO. SEU COMPRIMENTO TOTAL CHEGA A 1,20m. TABUAMENTO DO CASCO FEITO EM MARFIM, FORRO EM MOGNO E DETALHES EM IMBUIA.

    

    

 

      

      

   

       

 

 

 

07-TRAINEIRA AUDAZ

TRAINEIRA CONSTRUÍDA EM TABUAS DE CEDRO ROSA, DETALHES EM IMBUIA E METAIS TORNEADOS. FIZ ALGUNS MODELOS DESSES APTOS À MOTORIZAÇÃO (CASCO ÔCO).

  

 

 

 

08-WAPPEN VON HAMBURG

  

 

 

 

09-CAESAR - BIREMI ROMANA

NAVIO MILITAR UTILIZADO PELOS ROMANOS NO PRIMEIRO SÉCULO DE NOSSA ERA. MAQUETE CONSTRÍDA ATRAVÉS DE PLANTAS ORIGINAIS E QUE SE TRANSFORMOU EM UM DOS KITS PRÉ CORTADOS QUE COMERCIALIZO. NAVIO INDICADO AOS NAUTIMODELISTAS INICIANTES. MODELO NÃO MUITO DIFÍCIL DE EXECUTAR CASCO COBERTO COM TABUAS DE CEDRO ROSA, COBERTAS (ASSOALHOS) EM TÁBUAS MACIÇAS, SEM FORRAÇÃO. PROA E POPA COM DETALHES ESCULPIDOS EM CEDRO (NO KIT ESSAS PEÇAS VÃO CORTADAS EM BALSA DE 9mm)

MAQUETE DE UM EFEITO PLASTICO ESPETACULAR. MUITO BONITA.

   

            

   

 

 

 

10-CARACCA ATLANTICA SÃO MIGUEL

MAQUETE DE DIFICULDADE MEDIA PARA ALTA. CONSTRUI EM 600h DE TRABALHO. CASCO COBERTO COM TABUAS DE MARFIM E FORRADO COM LAMINAS DE MOGNO E GUARUPÁ. EU O CONSTRUI DE ACORDO COM OS PLANOS ORIGINAIS. ALGUNS FABRICANTES DE KITS OS FAZEM COM A PINTURA VERDE COBRINDO TODA A PARTE DA POPA. MAS EM PINTURAS E DESENHOS DA ÉPOCA, ESSA PINTURA ERA APLICADA NA PARTE INTERNA DOS CAMAROTES E PARTE EXTERIOR DO NAVIO (CASCO). A MESMA PRATICA É REPETIDA COM RELAÇÃO AOS MIRANTES (NA PROA E A "CASINHA" NA POPA). FABRICANTES UTLIZAM LONA (PANO) PARA COBRI-LOS, MAS NA REALIDADE ERAM COBERTOS COM TABUAS. EU UTILIZEI A IMBUIA PARA COBRIR OS MIRANTES.

    

              

    

                     

 

 

 

11-HMS VICTORY - CORTE TRANSVERSAL DA SECÇÃO PRINCIPAL

MODELO DE FÁCIL CONSTRUÇÃO. FORMA UTILIZADAS 180h PARA CONSTRUI-LO. APÓS A CONSTRUÇÃO VIROU "KIT".  PEÇA MUITO INTERESSANTE E BELO EFEITO DECORATIVO. NÃO OCUPA MUITO ESPAÇO, UMA VEZ QUE SUA MAIOR EXTREMIDADE É PARA CIMA.

    

      

 

   

 

12-HMS PRINCE - GALEÃO INGLES

ESTAMOS NA FASE INICIAL DE CONSTRUÇÃO.  ESTAREMOS INCLUINDO NOVAS FOTOS A CADA FASE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

COMO EXISTEM VARIAS OPÇÕES E VARIANTES PARA O MESMO NAVIO, OPTEI PELO MODELO ABAIXO, SEM EXCESSOS DE PINTURA, APENAS O VERMELHO. O PRETO E AS DEMAIS TONALIDADES SÃO NATURAIS, DA MADEIRA.

 

   

    

      

    

   

 

 

 

13 - YACHT MARY

CONSTRUÇÃO DO KIT-TESTE

 

NO KIT IMPORTADO AS JANELAS DOS PAINEIS SÃO FECHADAS. SÃO FECHADAS COM UM PAPEL COLANTE ONDE ESTÁ DESENHADA AS BARRAS DE FERRO, COMO SE FOSSE UMA GRADE. NO MEU KIT AS JANELAS SÃO VAZADAS. PROCURO SEMPRE PELA QUALIDADE E COM ISSO A MAQUETE FICA MAIS PROXIMA DO NAVIO REAL.

 

 

 

ROYAL CAROLINE